FAIL (the browser should render some flash content, not this).  


IMPLANTES DE SILICONE MAMÁRIOS

Perguntas freqüentes.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

01. A CIRURGIA DE IMPLANTE DE SILICONE MAMÁRIO AINDA CONTINUA EM ALTA?
A cirurgia de aumento mamário através de implante de silicone continua com grande procura na Cirurgia Plástica. O que mudou foi a busca por tamanhos menos exagerados de aumento de seios, hoje se procura colocar tamanhos mais proporcionais em relação ao corpo da mulher.

Voltar ao topo da página!

02. A COLOCAÇÃO DE PRÓTESE MAMÁRIA FAZ PERDER A SENSIBILIDADE DO MAMILO?
A cirurgia de mamas mormalmente não muda a sensibilidade do mamilo, tanto na redução quanto no aumento de mamas através de prótese de silicone.

Voltar ao topo da página!

03. QUAL É O TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE UMA CIRURGIA DE IMPLANTE DE SILICONE MAMÁRIO?
A cirurgia de implante de silicone exige um maior resguardo na primeira semana; do sétimo ao décimo quinto dia a paciente já pode voltar ao trabalho, porém com alguns pequenos cuidados. Após este período a vida passa a ser quase normal.

Voltar ao topo da página!

04. QUAL É O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA PARA ESTA CIRURGIA?
A anestesia para a cirurgia de prótese mamária de silicone pode ser local com sedação endovenosa, peridural alta ou geral.
A anestesia mais utilizada atualmente é a local com sedação, que consegue o mesmo resultado e conforto que a anestesia geral ou peridural e tem uma recuperação rápida, voltando para casa logo após o procedimento.
Seu médico e seu anestesista saberão explicar qual a mais conveniente para o seu caso.

Voltar ao topo da página!

05. O QUE EXISTE DE NOVO EM CIRURGIA PLÁSTICA DE MAMAS?
Hoje conseguimos com técnicas novas de sustentação das mamas, a redução de cicatrizes com um belo contorno e projeção do colo mamário que é o que dá graciosidade à mama.

Voltar ao topo da página!

06. EXISTE ALGUM TIPO DE IMPEDIMENTO QUANTO À AMAMENTAÇÃO NA PACIENTE QUE APRESENTA IMPLANTE DE SILICONE MAMÁRIO?
Existe um preconceito geral quanto a amamentação e a existência de implante silicone mamário, após o nascimento do bebê aparece o chamado “colostro” que é a primeira substância que sai do seio da mãe e deve ser totalmente sugado pelo bebê ou drenado manualmente por profissionais habilitados. Não existe risco de ruptura da prótese mamário desde que essa drenagem seja feita de forma correta, isso permite o perfeito funcionamento da glândula e a amamentação normalmente ocorre sem dificuldades mesmo em pacientes com prótese de silicone mamária.

Voltar ao topo da página!

07. QUAL A IDADE IDEAL PARA COLOCAÇÃO DE PRÓTESE DE SILICONE MAMÁRIA?
A idade ideal para a colocação de prótese de silicone mamária vai depender da individualidade de cada paciente. Meninas mais jovens que apresentam uma mama muito pequena podem realizar essa cirurgia desde que já tenham passado pelo menos dois anos da primeira menstruação. Mulheres que já tenham a prole constituída e apresentam certo grau de flacidez mamária também são candidatas à colocação de um implante de silicone mamário com ótimos resultados e vale lembrar que não existe limite de idade para a mulher sentir-se melhor em relação às suas mamas, podendo ser realizado também em pacientes com mais idade desde que sua condição clínica assim o permita.

Voltar ao topo da página!

08. O IMPLANTE DE PRÓTESE DE SILICONE MAMÁRIA AUMENTA A INCIDÊNCIA DE PATOLOGIAS MAMÁRIAS?
A colocação de prótese de silicone mamária que antigamente se chegou a pensar que poderia causar o câncer de mama agora está sendo considerada uma aliada para as mulheres diminuindo a sua incidência.
Estudos realizados confirmaram o vem sendo visto nas estatísticas mundiais. Foi constatado que a incidência de câncer de mama na população em geral é maior que a incidência de câncer de mama nas mulheres com próteses mamárias.
Supõe-se que essa menor incidência se deva à prótese apresentar-se como um isolante térmico mantendo a temperatura da mama menor que a temperatura do corpo, diminuindo assim a multiplicação celular na mama. Além disso, por ser a prótese de silicone mamária um corpo estranho, no local  haveria também um maior número de células de defesa do organismo alertas a esse “corpo estranho”, e acabariam por exterminar também as células que sofressem algum tipo de mutação, isto é, células que poderiam vir a causar uma patologia mamária, como o câncer de mama.

Voltar ao topo da página!

09. QUAIS SÃO OS CUIDADOS PÓS CIRÚRGICOS NESTE TIPO DE CIRURGIA?
A cirurgia das mamas, no geral, é uma cirurgia indolor onde os cuidados pós-operatórios restringe praticamente à não elevação dos braços e um repouso relativo nos primeiros dias.

Voltar ao topo da página!

10. QUE CUIDADOS DEVEMOS TER NO VERÃO?
Com a proximidade do verão, os cuidados com a pele e a alimentação devem ser redobrados. Não devemos nos expor ao sol entre 10 e 15 hs e nos demais horários somente munidos de um bom filtro solar de no mínimo FPS 20. Devemos também cuidar da pele ingerindo muita água e usando hidratantes após a exposição solar.

Voltar ao topo da página!

11. NO VERÃO É CONTRA-INDICADA A REALIZAÇÃO DE UMA CIRURGIA DE IMPLANTE DE SILICONE?
Não, qualquer cirurgia plástica pode ser feita durante o verão, o importante é manter os cuidados básicos relacionados à cirurgia realizada. Geralmente, Não se expor ao sol por trinta dias e fazer um pequeno repouso por 7 dias. Na verdade, cada pessoa possui período ideal para fazer sua cirurgia que pode ser no inverno ou mesmo no verão, vai depender do seu ritmo de trabalho e de suas atividades.

Voltar ao topo da página!

12. QUAIS SÃO AS CIRURGIAS IDEAIS PARA SEREM FEITAS NO VERÃO?
Cirurgia de recuperação mais rápida, como a colocação de próteses de silicone mamárias, são as ideais para serem feitas neste período e apresentam um resultado imediato para puder curtir o verão!

Voltar ao topo da página!

13. A CIRURGIA DE IMPLANTE DE SILICONE MAMÁRIO DEIXA CICATRIZES?
Sim, mas em locais bastante disfarçados, o que é muito conveniente.

Voltar ao topo da página!

14. ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?
As cicatrizes poedem-se se situar no sulco formado entre a mama e o tórax; na área da aréola, e até mesmo na axila. Desde os primeiros dias pós-operatórios poderá ser usado um "decote bastante generoso", pois, as cicatrizes ficam completamente escondidas. Com o decorrer do tempo, as cicatrizes vão ficando bastante disfarçadas, chegando mesmo à quase invisibilidade, em certos casos.

Voltar ao topo da página!

15. COMO FICARÁ O TAMANHO E CONSISTÊNCIA DAS MINHAS NOVAS MAMAS?
O tamanho das mamas vai depender tamanho de implante de silicone escolhido, a paciente pode escolher o novo volume, pois dispõe-se hoje de vários tamanhos de implantes de silicone que podem ser utilizados. Utiliza-se as peças pré-moldadas de mamas, o que proporciona maior opção quanto ao resultado estético. Existe uma harmonia entre o volume ideal das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser preservada no planejamento da cirurgia. Deverão ser mantidas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax de cada paciente, a fim de se obter uma maior harmonia estética. A mama, assim operada, passará por vários períodos evolutivos.

Voltar ao topo da página!

16. QUANTO TEMPO DEMORA PARA ATINGIR O RESULTADO DEFINITIVO?
Apesar do resultado imediato ser muito bom, somente após um ano é que as mamas atingirão sua forma definitiva.

Voltar ao topo da página!

17. NO CASO DE UMA GRAVIDEZ, APÓS A CIRURGIA, O RESULTADO PERMANECERÁ?
Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que haja controle do aumento de peso na nova gestação. Geralmente não há problema da nova gravidez interferir no resultado, já que a cirurgia é realizada habitualmente "fora do tecido mamário", não impedindo inclusive a lactação.

Voltar ao topo da página!

18. O PÓS-OPERATÓRIO DESTA CIRURGIA É DOLOROSO?
Geralmente NÃO. Este pós-operatório é indolor, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, nos primeiros dias. Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados.

Voltar ao topo da página!

19. HÁ RISCOS NESTA OPERAÇÃO?
Raramente a cirurgia plástica estética de implante de silicone possui complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente, além de ponderarmos sobre a conveniência ou não da utilização das próteses de silicone, assim como sobre suas eventuais complicações.

Voltar ao topo da página!

20. SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Sim. Curativos elásticos e modelantes, especialmente adaptados a cada tipo de mama.

Voltar ao topo da página!

21. QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?
Geralmente após 3 dias. Antes disso, entretanto, poderá ser tomado o banho quase normal, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados.

Voltar ao topo da página!

22. QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRlA?
Você não deve se esquecer que, até que se atinja o resultado almejado, as mamas passarão por diversas fases. Se lhe ocorrer a preocupação no sentido de "desejar atingir o resultado definitivo antes do previsto", não faça disto motivo de sofrimento: tenha a devida paciência, pois seu organismo se encarregará espontaneamente de dissipar todos os transtornos imediatos que, infalivelmente chamarão a atenção. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu médico.

Voltar ao topo da página!

23. QUANDO PODEREI RETORNAR A MINHA GINÁSTICA?
Normalmente exercícios mais leves como caminhadas, podem ser retomadas após 30 dias de pós operatório, já exercícios mais pesados vão começar a ser inseridos após 45 dias, progredindo semana a semana.

Voltar ao topo da página!

24. QUE VEM A SER A RETRAÇÃO DA CÁPSULA?
É uma retração exagerada da cápsula fibrosa normal (que se forma em torno da prótese de silicone), que determina certo grau de endurecimento à região, quando palpada. Certo percentual de casos poderá estar sujeito à tal retração; entretanto, se isto ocorrer em grau acentuado, as próteses de silicone poderão e deverão ser retiradas, através das mesmas cicatrizes, em ato cirúrgico simples. Posteriormente, ambos, cirurgião e paciente, poderão ponderar sobre a conveniência ou não da reintrodução de um novo implante ou outra conduta que melhor se adapte ao caso. A retração da cápsula não reflete imperícia do cirurgião, mas sim, uma reação exacerbada do organismo das pacientes que a apresentam. Felizmente, o número de retrações de cápsula diminuiu bastante atualmente, devido ao advento de inovações técnicas introduzidas na cirurgia plástica.

Voltar ao topo da página!

25. QUAIS AS CHANCES DA PRÓTESE DE SILICONE VAZAR?
Atualmente as próteses de gel de silicone possuem revestimentos reforçados, e mesmo que haja rompimento acidental da membrana, o gel do silicone, por ser coesivo, não se esparrama, reduzindo quase a zero as chances de vazamento. Esse novo conceito de próteses de silicone torna a cirurgia mais segura e diminui a necessidade da troca de prótese.

Voltar ao topo da página!

 26. VOU PRECISAR TROCAR A PROTESE DE SILICONE DAQUI ALGUNS ANOS?
As próteses de silicone mais utilizadas atualmente são as texturizadas, com revestimentos reforçados e com gel de silicone coesivo. Esse tipo de prótese de silicone é mais reforçada e reduz a chance de troca.

Voltar ao topo da página!

 27. QUE TIPO DE BLUSA VOU USAR LOGO APÓS A CIRURGIA DE IMPLANTE DE SILICONE?
Após a Cirurgia de implante de Silicone mamário o correto é utilizar blusas mais soltas, primeiros 30 dias, pois isso evita que os braços levantem muito. O mais aconselhável são as blusas de abotoar.

Voltar ao topo da página!

 

 

Continua com dúvidas?
Entre em contato conosco!

logo_fina_estampa

Dr.Giovana